USE CORES PARA EXPRESSAR O MOMENTO

Arquitetos e designers sabem muito bem que, criar os ambientes que seus clientes esperam pode ser um verdadeiro desafio. Entrar na mente de cada cliente e interpretar sua vontade e desejos de materializá-los, seja na forma de ambientes para suas residências ou em outros espaços, é algo realmente desafiador e o uso das cores pode ser uma boa maneira de atingir esse objetivo.

Rosa, azul, amarelo, vermelho, uma mistura destes, cada cor representa um momento, um sentimento, um significado que deve ser explorado na construção de ambientes perfeitos. Esses ambientes podem ser inspiradores, calmantes, estimulantes … O limite está na paleta de cores, quanto mais diversificada, mais provável é criar o ambiente perfeito para cada situação.

Mas vocês que estão lendo este texto agora, sabem como usar as cores para expressar os momentos?

COMO CRIAR O AMBIENTE IDEAL UTILIZANDO CORES

Quando estamos projetando nossa casa, sempre nos perguntamos quais cores são as melhores, afinal, nada pior do que lamentar as escolhas depois que tudo estiver pronto. Há várias razões para essa insatisfação, desde um tom mal usado até detalhes coloridos que simplesmente não correspondem ao ambiente que você deseja criar.

Nesse sentido, criamos esta pequena lista para ajudar você a não errar na escolha de cores para cada ambiente:

Azul

O azul é uma cor fria e tem grande poder de acalmar e relaxar os indivíduos que estão no ambiente, sendo assim muito utilizado em quartos, banheiros e salas de estar. Ela também é uma cor com a capacidade de agradar a um público diversificado, sendo amplamente utilizada em clínicas, escritórios, salas de espera, etc. Não há muito espaço para cometer erros com esta cor.

Ele fornece serenidade e estimula a criatividade e é ideal para uso em ambientes como escritórios. Não será a cura diária do estresse que todo trabalhador atravessa, mas certamente tornará o dia mais agradável.

Mas não se engane, sendo uma cor fria também pode criar um ambiente impessoal e neutro, então defina o tom para ter um ambiente que pode variar de elegante a confortável, mesmo sem mudar a cor base, fazendo o uso de elementos como mesas, quadros, armários e afins.

Amarelo

Amarelo é a cor do sol, energizante e estimulante, mas também pode criar um ambiente não tão elétrico com nuances suaves que são ideias para salas de estar e outras áreas projetadas para interação social.

Tons mais claros e tons mais verdes são perfeitos para ambientes de saúde como clínicas. Paredes brancas e móveis vazios não são nada interessantes, então sempre use a criatividade para transformar o ambiente em algo convidativo e cheio de vida. Amarelo faz isso funcionar com maestria.

Mais vivos tons de amarelo são perfeitos para detalhes, seja parede ou móveis. Você pode usar facilmente jarras e outros enfeites de cores vibrantes, como amarelo, para causar contrastes interessantes e cheios de personalidade.

Laranja

Pergunte a qualquer pessoa, pessoas criativas têm laranja na sua paleta de cores favoritas sem sombra de dúvida. Isso está ligado à criatividade, movimento, comunicação, energia, enfim, é uma coloração quente e cheia de informações.

Se você entrar no escritório ou ambiente de trabalho de pessoas que trabalham com criação, você certamente terá uma parede laranja ou vários objetos com essa cor. Mas além de escritórios, isso também pode ser usado em salas de jantar e cozinhas, como também é conhecido por aguçar o apetite.

Vermelho

O vermelho é uma cor muito forte e cheia de personalidade. Basta olhar para os lábios de uma mulher cheia de atitude e lá será estampada essa cor maravilhosa, é claro, isso não é uma regra, mas é certamente uma verdade.

Sendo uma cor muito forte, pessoas comuns e profissionais da área, como decoradores, têm medo de usá-la e acabam indo muito com a dose. Mas, como alguns casos citados anteriormente, é mais uma questão de obter o tom certo do que realmente onde usar.

Esta cor simboliza romance, poder, força, nobreza e fortuna, certamente não é algo que passa despercebido aos nossos olhos. Um bom uso para essa cor é combinar com outras cores mais neutras, como bege, branco e até preto.

É importante notar também que não só há vermelho para decoração, mas também outras misturas que podem ter uma abordagem muito mais sutil do que o famoso “vermelho sangue”. Como dissemos, é uma questão de encontrar o tom certo para o momento.

Verde

Não há nada mais natural do que usar tons verdes em ambientes. Estimula a harmonia e a tranquilidade e é também uma cor ligada à cura.

Geralmente usado em quartos, banheiros e salas de estar, estimula a concentração e também pode ser usado em ambientes públicos, como salas de aula e salas de reuniões. Outro significado para essa cor é a pureza da mente, equilíbrio e saúde.

Como azul, verde é uma cor que é difícil de desagradar (claro, quando bem usada), preenche o interior com uma sensação de leveza e renovação e vários tons de verde podem até ser usados ​​no mesmo ambiente, o resultado é bastante elegante sem deixar de ser relaxante.

Roxo

Violet é um tom bastante sofisticado e até falamos sobre isso em outro artigo nosso como uma das cores mais promissoras para 2018.

Tons violetas trazem sofisticação ao meio ambiente, enquanto, no mais claro, resultam em um cenário delicado e, por que não, romântico? Embora seja tão versátil, não é tão universalmente aprovado como o azul e o verde, muito cuidado com a quantidade e o tom da violeta usada.

Quando usado na decoração, o violeta pode embelezar muito bem com tons brancos, amarelos e neutros, sendo combinações que fazem muito sucesso para os quartos das meninas.

Você também pode abusar dos detalhes em tons mais intensos dessa cor, como vasos, listras nas paredes ou até móveis ocasionais em um ambiente predominantemente neutro.

Branco

Realmente não existe erro com o branco. Traz calma, paz e uma grande sensação de limpeza. É muito interessante usar em ambientes pequenos, porque também traz uma sensação de amplitude, dando a impressão de que o ambiente é muito maior do que realmente é.

Preto

O preto é uma cor extremamente sofisticada e amplamente utilizada em ambientes como cozinhas, refeitórios, banheiros, muitas salas de estar, ou seja, há muito pouca limitação para seu uso.

Poucas pessoas não tomam a iniciativa de usar o preto em ambientes muito grandes de sua casa por medo, no entanto, há várias vantagens em usá-lo: energiza o ambiente deixando os itens em destaque, precisamente por causa de sua elegância; esconde imperfeições; cria um visual gráfico; acredite ou não, dá uma aparência limpa ao meio ambiente; destaca visões, entre outros usos.

Basta pesquisar bastante antes de apostar em preto e usar essa cor com sabedoria.

Tons neutros

Do cinza ao bege, o tom neutro mais famoso, essas cores são amplamente usadas porque são partes selvagens de qualquer decoração, são extremamente versáteis e também podem ser combinadas com qualquer uma das cores mencionadas acima.

Vale ressaltar que aqui é uma questão de escolher bem o tom. Nada muito neutro, acaba tornando os ambientes completamente sem vida.

Tem mais alguma dica? Não deixa de passar pra gente aqui nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *